Há algumas denominações Cristãs que afirmam que os dias dos milagres já passaram, e que estavam destinados a ser apenas para os dias de Jesus e dos apóstolos. Mas se Jesus ressuscitou dos mortos, como sabemos os Cristãos e Ele está conozco... Será que Jesus ainda é o mesmo de ontem, e que será para sempre?
O que diz o Novo Testamento...
Jo 6:14 Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é, verdadeiramente, o profeta que devia vir ao mundo.
Jo 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres que tu fazes, se Deus não for com ele. Jo 6:2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
Jo 7:31 E, contudo, muitos de entre a multidão creram nele e diziam: Quando vier o Cristo, fará, porventura, maiores sinais do que este homem tem feito?
Jo 9:16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.
Jo 11:47 Depois, os principais dos sacerdotes e os fariseus formaram conselho e diziam: Que faremos? Porquanto este homem faz muitos milagres.
Então, essas passagens implicam que muitas pessoas acreditaram porque viram os milagres de Jesus, e “ninguém pode fazer esses milagres a menos que Deus esteja com ele”.
Agora, a partir da perspectiva de Jesus
João Batista enviou dois de seus discípulos a Jesus... Luc 7:18-22 E os discípulos de João anunciaram-lhe todas essas coisas. E João, chamando dois dos seus discípulos, enviou- os a Jesus, dizendo: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E, quando aqueles homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro? E, na mesma hora, curou muitos de enfermidades, e males, e espíritos maus; e deu vista a muitos cegos. Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.
Assim, vemos que Jesus usou seus milagres para que João Batista estivesse seguro de que Ele é o Messias anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Depois disse aos judeus:
Jo 10:25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
Aos seus discípulos…
Jo 14:11-14 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Essa é uma afirmação muito clara de que os futuros crentes Nele também farão milagres, não é mesmo?
Mat 21:21-22 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
Vocês podem ver que Jesus estava dizendo claramente que aqueles que crerão nele também farão obras como as suas o maiores ainda? Ao ler a oração de Jesus ao Pai Celestial, em João 17, Jesus não só ora pelos discípulos do seu tempo, mas também por aqueles que num dia futuro o seguirão..
Jo 17:20-23 Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim e que tens amado a eles como me tens amado a mim.
Tenham em mente que nessa oração, Jesus diz claramente que é por causa da união que temos com o Pai e com Ele, que é essa unidade que fará com que o mundo acredite que Ele é o Filho de Deus, o Salvador. Jesus também disse a seus discípulos que os sinais milagrosos seguirão também os crentes futuros.
Mar 16:17-20 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!
O vêem? no final dessa passagem, os milagres são os que confirmavam a palavra que os discípulos pregavam, assim como fizeram para Jesus. Então, no Livro dos Atos, vemos o mesmo argumento, e a declaração é feita várias vezes.
Atos 2:22 Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis.
Então os primeiros apóstolos começaram a realizar maravilhas e milagres... Atos 2:43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Ao ler a oração de Pedro, vemos que ele pede… Atos 4:29-30 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus.
E vemos que Deus responde a essa oração dessa maneira…
Atos 5:12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.
Até os inimigos da Igreja assinalavam os milagres como algo que, embora quisessem, não podiam negar.
Atos 4:16 dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? Porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;
Mas depois, além dos apóstolos, vemos que os discípulos começam a fazer milagres também.
Atos 6:8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Atos 8:6 As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.
Atos 8:13 O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.
Então encontramos Paulo, que era inimigo da Igreja, ele não tinha conhecido Jesus, mas uma vez que ele se volta para Cristo, Ele também começa a fazer milagres.
Atos 14:3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios. 15:12 Então, toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. 19:11-12 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos lenços e aventais do seu uso pessoal, diante dos quais as enfermidades fugiam das suas vítimas, e os espíritos malignos se retiravam.
Os milagres não terminam aí, ao continuar a leitura do livro de Atos, vemos como Deus continuou a fazer milagre através de sua Igreja até o último capítulo.
Então, ao ler as Epístolas, encontramos…
Paulo dá testemunho de... Rom 15:19 pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
2Co 12:12 Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
Heb 2:4 dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.
1Co 2:2-5 Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
Ao referir-se a certos irmãos, que andavam em Corinto, ensoberbecidos, porque aparentemente andavam pregando arrogantemente, cheios da sua própria sabedoria, Paulo escreveu...
1Co 4:18-20 Alguns se ensoberbeceram, como se eu não tivesse de ir ter convosco; mas, em breve, irei visitar-vos, se o Senhor quiser, e, então, conhecerei não a palavra, mas o poder dos ensoberbecidos. Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.
1Tes 1:5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.
Vejamos… 2Co 5:18-21 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.
Em outras palavras, o ministério da reconciliação que Jesus tinha de reconciliar o mundo com Deus, foi dado a nós, “a Igreja”. Poderíamos continuar o seu ministério sem o poder do Espírito de Deus que estava em Jesus? Se Jesus em nós não é o mesmo que quando Ele estava aqui, então o Cristianismo se torna outra religião mais, esforços humanos para ir a Deus e agradar-lho guardando mandamentos.
As poderosas afirmações de Jesus...
Atos 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. O que vocês acham que significa ter o poder do Espírito Santo?
Mat 28:20 e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
O profeta Daniel escreveu que o povo de Deus será forte nos "últimos dias" e fará grandes obras...
Dan 11:32-33 mas o povo que conhece ao seu Deus se esforçará e fará proezas. E os sábios entre o povo ensinarão a muitos
Dan 12:3 Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.
Apo 22:12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.
Oro para que essas passagens da Palavra de Deus te inspirem a não te contentares em ser um Cristão medíocre, mas dar o teu tudo para te tornares o que Deus espera de ti.
Bênçãos… Alejandro
Efe 2:10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Se essas linhas foram uma bênção, não hesite em compartilhá-las com seus contatos. Hoje é o dia, amanhã pode ser tarde.
Jo 9:4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Além disso, como você deve ter notado, todo nosso material está à sua disposição gratuitamente. Se o Senhor te inspira a dar uma doação para nos ajudar a continuar a compartilhar a Palavra de Deus com o mundo, em nossa página inicial poderás encontrar a nossa conta do Pay Pal, ficaremos eternamente gratos…
Bênçãos no Nome de Jesus..!!!
Comments