top of page

Jesus teve que sofrer no inferno?



Maio de 2019

Estou escrevendo sobre este tema, depois de ouvir um sermão que afirmava que Jesus teve que sofrer no inferno, depois de morrer na cruz. Então, aqui estão algumas passagens das Escrituras que lançam luz sobre esta doutrina. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos Mateus 25:41 (Aquele lugar de fogo eterno, que é o inferno).

Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofreApocalipse 19:21 (eles foram jogados vivos no inferno).

Preste atenção que Satanás, ou seja, o diabo, ainda não é lançado no inferno, ou seja, antes do próximo "milênio de anos", mas depois do milênio como diz o texto na passagem, seguindo aquela narração...

1 Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; 3 lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo Apocalipse 20:1-3.

Mais tarde, depois desses mil anos, Satanás é solto por um "curto tempo" e, eventualmente, também é lançado no inferno.

O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos Apocalipse 20:10.

Como podemos ver, quando Jesus disse em Mateus 25:41 ... o fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos, que é o inferno, e foi preparado como um lugar de tormento para eles, não é que eles foram enviados para o inferno para administrar o lugar. Lemos sobre o julgamento de Deus sobre os incrédulos na seguinte passagem...Apocalipse 20:11 Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. 13 deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. 14 Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. 15 E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Observe que as pessoas e os anjos são lançados lá, "no lago de fogo", além do Hades que é uma prisão espiritual eles também serão lançados no inferno, somente após o julgamento feito diante do "grande trono branco", a isto se lhe chama a "segunda morte". É óbvio que o diabo, Satanás não está no inferno agora, e nunca esteve nem ainda lá esta, pois o inferno pertence a Deus, e foi Ele quem o criou e o preparou para o diabo e seus anjos. Há muitas passagens que indicam que o diabo anda vagando livremente neste mundo físico como seu deus, desde o início da Criação, chegando mesmo a se apresentar algumas vezes diante da presença de Deus.

Jó 1:6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

Nos capítulos 4 de Mateus e Lucas, lemos como Satanás tenta Jesus no deserto. Lemos em várias das Epístolas...

Efésios 2:2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;

2Coríntios 4:4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.

1Pedro 5:8 Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Existem muitas outras passagens onde vemos o diabo operando neste mundo, mas acho estas suficientes por agora. Isso significa que o diabo ainda está livre, e ele será lançado dos reinos celestiais para a Terra em Apocalipse 12:9 E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

Observe que os Cristãos não são julgados com os incrédulos durante o julgamento do "Grande Trono Branco", mas seremos julgados antes do milênio ou mil anos mencionado em Apocalipse 20:3, e nosso julgamento será ante o tribunal de Cristo. Apocalipse 20:4 Salmo 1:5, 2 Coríntios 5:10, nesse julgamento é quando as coroas e outras recompensas serão distribuídas aos Filhos de Deus.

A questão é: Para onde Jesus foi logo depois de morrer na cruz e o que Ele fez antes de sua ressurreição? Ele teve que ser atormentado no inferno para terminar de pagar pelos nossos pecados, como ouvi alguns pastores pregarem? Acho que a passagem mais importante para nos ajudar a ver para onde Jesus foi logo após sua morte na cruz, é quando um dos criminosos crucificados ao lado dele perguntou-lhe...

Lucas 23:42 E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. 43 Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Como a resposta de Jesus foi que eles estariam juntos no Paraíso naquele mesmo dia, então deduzimos que depois que ambos morreram naquele dia, então seus espíritos foram para lá no Paraíso naquele mesmo dia, pois Jesus sabia para onde estava indo. Bem, eu imagino Jesus andando no Paraíso com o braço em volta do ombro do santo que morreu ao lado dele na Cruz, amando-o e encorajando-o (o criminoso agora feito um Santo pelo sacrifício de Jesus NA CRUZ). Lembremo-nos de que Jesus disse a Maria Madalena depois da sua Ressurreição que Ele ainda não havia ascendido ao Pai, então imaginamos que o Paraíso não está no céu onde o Pai está.

João 20:16 Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! 17 Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.

Bem, sabemos que o primeiro Paraíso foi onde Deus colocou Adão e Eva, o Jardim do Éden. Depois que Adão e Eva foram expulsos daquele Paraíso, Deus colocou Querubins armados, para que os homens não pudessem voltar a entrar ali. Gênesis 3:24 Agora lemos no Antigo Testamento que pessoas piedosas quando morriam iam para um lugar sob a terra para encontrar seus entes queridos, vou apenas dar um exemplo, mas se você procurar, verá este foi o caso de todos os patriarcas...

Gênese 25:8 Expirou Abraão; morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo.

No Antigo Testamento há dois lugares comumente chamados Sheol e Abaddon, para onde os mortos foram: Abaddon é especificamente o Hades do Novo Testamento, de acordo com o dicionário de Strong. Jesus lança luz sobre esta questão em Lucas 16, onde nos fala sobre o seio de Abraão=Paraíso e o Hades.

Na história de Lucas 16:22 Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Note-se que Abraão ainda não estava no Céu onde está o Trono de Deus, mas em um lugar que ele, Abraão, estava encarreguegado para onde iam os espíritos dos justos, enquanto o rico foi enviado ao Hades, lugar de tormento onde de acordo com 2Pedro 2:9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,

A palavra "inferno" é mal usada na versão KJV (tradução King James), e em muitas outras traduções da Bíblia, se você olhar para a palavra inferno usada no original, descobrirá que ela está se referindo ao Hades. A pergunta é: o rico foi lançado no inferno? Não, o original grego diz que ele foi enviado ao Hades. ᾅδης é a palavra grega para "Hades" usada por Lucas em seu Evangelho. 2Pedro 2 nos diz que alguns dos anjos rebeldes já estão em prisões espirituais no Tártaro aguardando o dia do julgamento.

2Pedro 2:4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno (Tartarus), os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;

Como lemos nesta passagem “inferno”, e podemos ver que muitas traduções em inglês, espanhol e português como a KJV, as versões Reina Valera e João Ferreira de Almeida usam a palavra “inferno” ao invés de Tártaro que é a palavra usada pelo apóstolo Pedro em sua epístola e que o dicionário Thayer define como: o nome da região subterrânea, sombria e escura, considerada pelos antigos gregos como a morada dos ímpios mortos, onde sofrem a punição por suas más ações; e isso corresponde à palavra “Geena” dos judeus. Ainda de acordo com professores de História e Mitologia, o Tártaro faz parte do Hades enquanto Hades é o submundo. Mas observe que o apóstolo Pedro, sob a unção do Espírito Santo, diz que é um lugar para “reter os injustos sob punição até o dia do julgamento”, o que parece ser o caso do homem rico de Lucas 16.

Lucas 16:23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.

Se no Hades, o rico pudesse levantar os olhos e ver o seio de Abraão, então, ambos os lugares são subterrâneos e não tão distantes um do outro. De onde algumas pessoas tiraram a ideia de que o diabo e seus anjos estão encarregados de dirigir o inferno ou Hades? Bem, não há uma única Escritura em toda a Bíblia que insinue essa ideia. Se os anjos caídos do mundo pré-diluviano, Gênesis 6, estão confinados no Hades, não diz que dirigem o lugar, diz que são atormentados lá até o dia do julgamento, poderia o diabo estar atormentando seu próprio povo lá? Você se lembra que uma casa dividida contra si mesma não pode subsistir? Lucas 11:17 O fato de Satanás ter recebido de Adão o reino deste mundo não significa que ele tomou conta do Hades. Lucas 4:6 Mesmo quando vemos os seguidores da Besta sendo lançados no inferno, é na presença de Deus...

Apocalipse 14:9 Seguiu-se a este outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, 10 também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.

Então os primeiros que são lançados no inferno são... A besta (que é o Anticristo) foi levada, e com ela o falso profeta (que é o falso profeta que trabalha junto com o Anticristo Apocalipse 13)

Então... Para onde Jesus foi logo depois de morrer na cruz? É bastante claro, pois várias passagens no Novo Testamento revelam que Jesus desceu primeiro às partes mais baixas da terra, e onde muitos espíritos estavam esperando por ele, especialmente os santos do Antigo Testamento, esperando para serem levados à presença de Deus, agora que seus pecados foram completamente redimidos e pagos com o "Sangue de Jesus", como leremos nas seguintes passagens. Mas, Jesus teve que sofrer a penalidade de ir ao Hades como um pecador condenado com os ímpios para pagar pelos pecados do mundo? Vemos nas Escrituras que os justos Filhos de Deus do passado não tiveram que ir ao Hades. Eles só foram para o Paraíso, para aguardar sua redenção total. Nenhum dos Filhos de Deus no Antigo Testamento foi enviado ao Hades. Abel, Enoque, Noé, nenhum dos profetas, note-se que Enoque e Elias nunca viram a morte física; você acha que eles foram enviados para o Hades? Então vemos Elias e Moisés, que morreram fisicamente tendo uma conferência com Jesus em uma montanha Mateus 17:3, aparentemente movendo-se livremente no reino espiritual.

Vamos ver quem entende as seguintes passagens...

Romanos 5:9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Efésios 1:7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

Colossenses 1:20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Hebreus 9:11 Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, 12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. 13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne, 14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!

Hebreus 9:18-22 Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue; 19 porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo, 20 dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros. 21 Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. 22 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.

Hebreus 10:11-12 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados; 12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,

Hebreus 10:14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.

Hebreus 13:12 Por isso, foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.

Hebreus 13:20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

Essas passagens e outras parecem deixar claro que o sacrifício exigido por Deus para redimir a humanidade do pecado foi um sacrifício de sangue oferecido por um homem puro e sem pecado que Jesus cumpriu, Deus em carne se ofereceu e isso foi suficiente. O argumento de que: o homem teve que pagar no inferno pela transgressão de Adão não se sustenta quando vemos que os santos do Antigo Testamento não tiveram que sofrer no Hades, Yahweh disse: no dia em que você comer, certamente você morrerá (Genesis 2:17).

Adan não morreu fisicamente no mesmo dia em que comeu o fruto proibido, mas o seu corpo físico começou a morrer, e o pecado ficou enraizado na humanidade que o separou da presença de Deus e a morte entrou no mundo.

E os homens certamente morreram, seu corpo físico morreu, eles sofreram todas as maldições de Genesis 3:16-19, além de serem separados da presença de Deus. Mas todos os homens que professaram FÉ em Deus o Criador, desde Abel, Sete, Enoque, Lameque, Noé, Sem, Jó, Abraão e todos os santos do Antigo Testamento, tendo tido o testemunho dado a eles por meio de sua fé, não foram para a presença de Deus quando morreram.

Hebreus 11:39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.

Ei, mas as Escrituras não dizem que a alma de Jesus esteve no Hades?

Atos 2:31 nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção.

Sim, ele esteve, mas a Bíblia nos diz o que Jesus foi fazer debaixo da terra depois de sua crucificação e morte física. Jesus foi àqueles lugares mais baixos da terra, não para ser punido pelo pecado, mas para dar testemunho aos espíritos aprisionados lá e levar alguns deles para o céu com Ele...

Efésios 4:8 Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. 9 Ora, isto -- ele subiu -- que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

1Pedro 3:18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, 19 no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, 20 os quais em outro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água, (pense por um momento: como ele poderia pregar para aqueles espíritos cativos se ele estava sendo atormentado no inferno pelas forças do mal?)

1Pedro 4:6 porque, por isto, foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens, na carne, mas vivessem segundo Deus, em espírito.

Lembremos que quando Jesus estava morrendo na cruz ele proclamou: Está consumado! (está feito) E como Pedro escreve: Cristo uma vez passou pela dor dos pecados.

João 19:30 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

O que significa que o que tinha que ser feito de acordo com a Lei da Antiga Aliança para pagar pelos pecados do mundo foi pago e cumprido na Cruz. Então, depois da sua Ressurreição, vemos todos os santos no Céu diante do Trono de Deus em Apocalipse 7:9-10 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

Depois que Jesus redimiu os Filhos de Deus com sua Morte e Ressurreição, então também os santos do Antigo Testamento puderam ir diante da presença do Pai, e não apenas ao seio de Abraão. Paulo ensinou que nós, os Filhos de Deus, vamos à presença de Deus quando nosso corpo físico morre...

Filipenses 1:21-23 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher. 23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

2Corintios 5:1-6 Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; 3 se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. 4 Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. 5 Ora, quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. 6 Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor.

Colossenses 2:13-15 E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (bem ali na cruz).

A Ressurreição de Jesus deu credibilidade em Deus e a todas as Escrituras do Antigo Testamento, de que tudo o que Jesus ensinou e fez veio do próprio Deus Pai, daí todo o Novo Testamento recebe sua força e poder. Eu oro para que essas Escrituras o ajudem a ver à luz da Palavra de Deus que o sacrifício de Jesus na Cruz e Sua Ressurreição foi tudo o que Deus exigiu para trazer Seus filhos de volta à Sua Família e ter comunhão com Eles. Então, se nós cremos em nossos corações que Jesus morreu e ressuscitou dos mortos e o confessamos com nossa boca como Senhor das nossas vidas, então somos salvos e recebemos a natureza de Deus em nós e somos feitos herdeiros de Deus juntamente com Jesus. Aleluia! Romanos 10:9-10.

Romanos 8:16-17 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.


Amor em Jesus... Alejandro


 

Se você encontrou esta leitura inspiradora para sua vida, não deixe de compartilhá-la com todos os que puder. O dia é hoje, amanhã pode ser tarde. João 9:4 Devemos fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia; chega a noite em que ninguém pode trabalhar.

Como você já deve ter percebido, todo o nosso material está aí para você de forma totalmente gratuita. Se o Senhor o inspirar a fazer uma doação para nos ajudar a continuar a compartilhar a Palavra com o mundo, existe um link para nossa conta Pay Pal em nossa página inicial. Seremos eternamente gratos… Bênçãos em Nome de Jesus…!!!

Comments


bottom of page