Queridos Irmãos.
Esta é uma aula para os amantes da Palavra, aqueles que amam estudar a Palavra e profecia. Por favor, deixe seus comentários e perguntas nos comentários.
Por anos, ouvi pregações e ensinamentos dos púlpitos e das estações de rádio e televisão, por conhecidos ministros evangélicos, a doutrina do "Arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação". Essa “doutrina” já foi aceita por muitas igrejas há muitos anos. Ou "PRÉ-Tribulação", como é conhecido na maioria dos círculos.
Basicamente, essa doutrina ensina que, em qualquer momento, o Senhor Jesus Cristo, em uma visita secreta, aos olhos do mundo, virá e transportará "a Igreja" composta por membros Cristãos de algumas denominações, principalmente evangélicas, e levará eles fora deste mundo para o Céu, que então abrirá a porta para a Grande Tribulação e o resto dos eventos proféticos antes do estabelecimento do Reino de Deus neste mundo.
Então é ensinado isto; Se você é um daqueles Cristãos afortunados, pode desaparecer a qualquer momento, talvez inclusive agora, ao ler estas linhas e ser "arrebatado" aos céus, desde que viva em "santidade" ou pelo menos tente, isto é, uma vida separada do pecado, que a maioria dos Crentes ainda não alcançou, principalmente porque estão tentando chegar lá por seus próprios méritos, em vez de procurarem se aproximar do Senhor e deixá-lo a Ele fazer isso; mas de qualquer maneira, você será arrebatado em breve, de acordo com esta doutrina.
O problema quando você se deixa guiar pelas “doutrinas de igrejas” sem agir como os Bereanos ... examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim, Atos 17:11, é que você é levado de doutrinas de homens e não às de Deus.
Como não consegui encontrar suporte para essa doutrina na Bíblia, decidi pesquisar as origens dessa doutrina e encontrei os seguintes dados.
Os Padres da Igreja, como são chamados os bispos, anciãos e líderes da Igreja Primitiva, nunca ensinaram essa doutrina. Em resumo, foi entre 1537 e 1800 dC que começaram a aparecer escritos que diferiam da doutrina de que: a Igreja passaria pela "grande tribulação" e depois sería levada ao céu pelo Senhor Jesus Cristo em sua segunda vinda quando então cairá a Ira de Deus no mundo.
Entre os escritores mais destacados estão; Padre Francisco Rivera, Cardeal Robert Bellarmine, Manuel de Lacunza, Ministro Batista Morgan Edwards.
Por volta de 1830, uma jovem profetisa, Margaret Macdonald, recebeu visões, nas quais viu grupos de pessoas desaparecendo subitamente, visões e profecias, que foram publicadas mais tarde. Querendo dar a essas visões um aval bíblico, a ideia de um "arrebatamento pré-tribulação" foi gradualmente introduzida nos círculos Cristãos por ministros como Edward Irving, John Nelson Darby, William Kelly e, mais tarde, por vários ministros "cristãos" no início de século XX, sendo um de seus principais promotores o ministro Cyrus Ingerson Scofield.
Neste ponto, gostaria de salientar que acho um tanto surpreendente como algumas pessoas se apegam com intensidade e fervor a algumas das doutrinas denominacionais que foram ensinadas, embora mais tarde possam ser mostradas numerosas Escrituras que indicam ou afirmam pelo contrário, mais ou menos como: o vinho velho é melhor. Lucas 5:39
É verdade que existem algumas questões bíblicas que ainda não estão totalmente claras e nas quais poderíamos dizer que estamos esperando por mais revelações, como é o caso de algumas das revelações dadas a alguns dos profetas, como Daniel, que quando ele pediu ao anjo uma explicação sobre as revelações que ele ouvira e vira, o anjo simplesmente lhe disse que essas profecias não eram para ele e que elas seriam fechadas e seladas até o "Tempo do Fim". Daniel 12: 8-9. Nesses casos, precisamos estar abertos ao Espírito de Deus e ao que Ele pode nos mostrar de acordo com Jo 16:13, porque chegamos a esses dias e o Espírito Santo está levando Sua Igreja a toda a verdade.
A pergunta que todos os Cristãos sinceros e tementes de Deus deveram perguntar a nós mesmos é: quais verdades eu mantenho, que são claramente visíveis nas Escrituras e quais são doutrinas denominacionais que eu arrasto apenas porque me foram ensinadas?
As doutrinas denominacionais podem ser perigosas porque podem nos separar da verdade da Palavra de Deus e cegar-nos a ela. E, em alguns casos, elas podem ser terrivelmente prejudiciais para nossa vida espiritual e nosso relacionamento com o Senhor. Em muitos casos, elas agem como uma vacina contra a verdade da Palavra de Deus. E o Senhor nos adverte que, se não recebermos o amor de sua verdade, poderemos acabar acreditando em uma mentira;
Por esse motivo, falo com meus amigos e as pessoas que conheço: que nem tudo o que um pastor, padre ou ancião diz à sua congregação é necessariamente infalível ou que é a Palavra de Deus. É verdade que, em obediência ao Senhor, devemos estar sujeitos à sua autoridade espiritual. Mas são nossos próprios líderes que devem apontar para a autoridade das Escrituras acima de si mesmos, e se eles não o fizerem, eu recomendaria que você começasse a procurar uma nova congregação. Portanto, verifique as Escrituras, estude a Palavra, procure em concordância, ouça Cristãos de diferentes denominações e, com a luz de Sua Palavra, a orientação do Espírito Santo e o conselho divino de seus líderes, tire suas próprias conclusões.
Bom, sem mais comentários. Se a essa altura você ainda não pediu ao Senhor que o ajudasse a ver, o que é Dele nessas linhas que você está lendo, reserve um momento para fazê-lo, porque sem a ajuda do Espírito de Deus não podemos entender as coisas espirituais. Se você não é Cristão, duvido que tenha chegado lendo até aqui, mas se o fez, e deseja conhecer a Deus e seu Reino, tudo o que você precisa fazer é reconhecer que Jesus é o Filho de Deus, e confesse; que agora, Ele é seu Senhor e Salvador. Ele fará de você uma nova criatura, perdoará todos os seus pecados e o ajudará a entender a Sua Palavra e encherá sua vida de alegria e vida eterna. Peça a Ele para ajudá-lo a e encontrar uma congregação que centralize seus ensinamentos na Bíblia. A coisa mais sensacional nesta vida é se apaixonar totalmente por Jesus Cristo.
Vamos primeiro revisar os pontos nos quais a maioria dos Cristãos concorda:
Todos os verdadeiros Cristãos acreditam que Jesus voltará ao nosso mundo, e sabem que Deus estabelecerá seu Reino aqui na terra e que Jesus Cristo é Rei, e juntamente com seus Santos, governará todas as nações sobreviventes a o período conhecido na Bíblia como o "tempo do fim" Daniel 2:44… Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre.
Dan 7:27… O reino, e o domínio, e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo; o seu reino será reino eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão. Reinos são todas as nações sobreviventes.
Mat 25:31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Até agora, todos concordamos nessas passagens. Agora em Mat 24:3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas E QUE SINAL HAVERÁ DA TUA VINDA e da consumação do século.
Por favor, leia todos os detalhes em Mateus 24, Marc 13 e Lucas 17 e 21, ali o Senhor profetizou nos dizendo os “sinais” ou condições em que o mundo estaria antes de retornar à Terra.
Nesta carta, eu só quero me concentrar em uma das profecias mais controversas dadas em Mateus 24:15, e Mateus 24:31
Agora, Ele disse que o sinal mais destacado será uma tribulação no mundo, que ele chamou de "Grande Tribulação" porque é a maior e mais terrível que já houve ou haverá no mundo. Diz literalmente... Mat 24:15, 21-23… Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda),… porque nesse tempo haverá GRANDE TRIBULAÇÃO, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados.
Mat 24:25 Vede que vo-lo tenho predito.
Então, a respeito de quando Ele virá para reunir e levar com Ele seus eleitos, diz 24:29-31…Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua luz, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. 31 E Ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
Até agora, de Mateo 24 apontamos quatro pontos especificamente claros que têm uma ordem cronológica importante para este estudo. Primeiro: "os sinais do fim": falsos Cristos, guerras e rumores de guerras, nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares, grande perseguição, falsos profetas. Segundo: "a grande tribulação" 24:15,21. Terceiro: Imediatamente após a grande tribulação “Sinais nos céus” acima de nós: o sol escurecerá, a lua não lhe dará luz, as estrelas cairão do céu, os poderes dos céus serão abalados. E Quarto: depois, com grande clangor de trombetaquando aparecer no céu o sinal do Jesus; com poder e muita glória, SEUS ANJOS AJUNTARÃO SEUS ESCOLHIDOS DOS QUATRO VENTOS, Mat 24:31. O fato de reunir Seus escolhidos significa literalmente buscá-los e levá-los ao Céu.
Agora, como se falou muito sobre a vinda do Senhor e a Restauração do Reino de Israel nos dias da primeira Igreja, o apóstolo Paulo, como costumava fazer em relação a todos os tópicos com os quais tratava, ele dá a Igreja (feita de judeus e gentios nascidos de novo Criaturas em Cristo Jesus) uma explicação detalhada, em algumas de suas epístolas sobre o que a vinda do Senhor implicaria. É interessante notar que a grande maioria das epístolas do Paulo foram direccionadas para "Cristãos gentios", isto é, não descendentes de judeus em carne, mas novos Israelis, concidadãos do Israel de Deus, herdeiros do reino com Cristo. Jo 10:16, Efe 2:11-22, Gal 4:6-7. O que realmente faz de nós, não Israelíes na carne, verdadeiros Israelis aos olhos de Deus, Rm 2: 28-29.
Bem, quando você lê a passagem de 1 Tessalonicenses 4 sobre a segunda vinda de nosso Senhor, que é claramente para muitos Cristãos, inclusive eu, o mesmo evento de Mateus 24:19-31
1Tes 4:13-18 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. 14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem (aqueles que já morreram). 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos ATÉ À VINDA DO SENHOR, de modo algum precederemos os que dormem. 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELES, ENTRE NUVENS, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Aqui vemos o Senhor Jesus chegando nos céus e reunindo seus escolhidos. Os Filhos de Deus que morreram desde a criação do mundo até a segunda vinda de Cristo, que ressuscitarão naquele dia, e aqueles de nós irmãos que permaneceram vivos até o dia de Sua chegada, quando seremos arrebatados, e reunidos com os ressuscitados la no Céu.
2Tes 1:4-10… a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e NAS TRIBULAÇÕES QUE SUPORTAIS, 5 sinal evidente do reto juízo de Deus, PARA QUE SEJAIS CONSIDERADOS DIGNOS DO REINO DE DEUS, pelo qual, com efeito, estais sofrendo; 6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam 7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conozco, QUANDO DO CÉU SE MANIFESTAR O SENHOR JESUS COM OS ANJOS DO SEU PODER, 8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. 9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, 10 QUANDO VIER PARA SER GLORIFICADO NOS SEUS SANTOS E SER ADMIRADO EM TODOS OS QUE CRERAM, NAQUELE DIA (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).
Essa manifestação do Senhor vindo para resgatar Seus eleitos não é nada secreto, o segredo é: quando isso acontecerá? Mas quando acontecer, o mundo inteiro verá.
Agora, ele diz especificamente em 2Tes 2:1-10… Irmãos, no que diz RESPEITO À VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E À NOSSA REUNIÃO COM ELE, nós vos exortamos 2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. 3 NINGUÉM, de nenhum modo, VOS ENGANE, PORQUE ISTO NÃO ACONTECERÁ SEM QUE PRIMEIRO VENHA A APOSTASÍA E SEJA REVELADO O HOMEM DA INIQÜIDADE, O FILHO DA PERDIÇÃO, 4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. 5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? 6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; 8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, 10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
Vamos ver, NINGUÉM VOS ENGANE, não se deixem enganar por nenhum meio: Jesus NÃO VIRÁ E NOS NÃO NOS ENCONTRAREMOS COM ELE, sem que a apostasia venha primeiro e o Homem do Pecado seja revelado. Então o Senhor virá depois desses dois eventos.
É interessante notar que muitos promotores da PRÉ-Tribulação usam a passagem… (5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? 6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém.) Para afirmar que é o Espírito Santo e a Igreja os que estão parando a aparição do " Homem do Pecado" e que, uma vez eles sejam removidos da Terra, o Anticristo se manifestará, em outras palavras, o Espírito Santo e a Igreja serão arrebatados da Terra para dar lugar ao filho da perdição. Mas, para fazer uma interpretação tão caprichosa, devemos ignorar o que o apóstolo acabou de ensinar a eles: que a Igreja, não se encontrarão com o Senhor Jesus até que a Apostasía chegue e o " Homem do Pecado" seja manifestado.
Se você me perguntar: quem está segurando o Filho da Perdição? Eu mostraria algumas Escrituras que me fazem pensar que poderia ser o Arcanjo Miguel. Jud 1:9, Rev 12:7, Dan 12:1, mas um dia veremos exactamente o que tudo isso significa
Bem, peça sabedoria ao Senhor. Provavelmente, o Senhor Deus não retira quem quer que evita o aparecimento do Anticristo, dando à Igreja tempo para terminar o trabalho de evangelizar os perdidos, mas quando isso acontecer, chegará o fim, Mat 24:14…E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.
O Senhor Jesus falando sobre o dia da ressurreição disse Jn 6:40… E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei NO ÚLTIMO DIA.
O Senhor chamou o dia da ressurreição de "O último dia". Que é o mesmo dia em que lemos sobre o Senhor convocar Seus eleitos. Paulo, o apóstolo que descreve esse dia, diz. 1Cor 15:51-52… Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, AO RESSOAR DA ÚLTIMA TROMBETA. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Ou seja, os mortos em Cristo serão ressuscitados e aqueles de nós que chegaram até esse dia vivos neste mundo, seremos transformados. Quando? O mesmo dia. O último dia, o dia do arrebatamento da Igreja.
Até agora, vimos que as Escrituras ensinam claramente que a Igreja será arrebatada. Agora, como lemos em Apocalipse 11:15-19… que ao som da última trombeta, então… Apo 11:15-19 O SÉTIMO ANJO TOCOU A TROMBETA, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos. 16 E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus, 17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. 18 Na verdade, as nações se enfureceram; CHEGOU, PORÉM, A TUA IRA, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, PARA SE DAR O GALARDÃO AOS TEUS SERVOS, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, E PARA DESTRUÍRES OS QUE DESTROEM A TERRA. 19 Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobre vieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.
Parece-me que este é o momento em que a Igreja é arrebatada, antes das 7 Copas da Ira do Apocalipse 16 começarem a ser derramadas na Terra. Portanto, a Igreja será arrebatada antes da queda da ira de Deus em Apocalipse 16. O problema é: confundir a "Grande Tribulação" com a Ira de Deus, que NÃO É a mesma coisa. Durante o toque das 7 trombetas do tempo do fim, vemos os escolhidos de Deus em várias oportunidades, com o selo de Deus em suas testas na Terra. Há muita controvérsia nesse aspecto, pois muitos argumentam que os selados são exclusivamente 144.000 cidadãos da nação física de Israel, que são judeus segundo a carne, que são os únicos santos e selados que passarão pela tribulação. Bem, essa interpretação é, digamos, extremamente literal. Como já falei, todos os verdadeiros crentes são o Israel de Deus. Gal 6:15-16 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas O SER NOVA CRIATURA. 16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre O ISRAEL DE DEUS. Como vemos em Apocalipse 7:9… Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos esse é o Israel de Deus!
Há também aqueles que propõem que as Sete Trombetas serão tocadas após o Retorno do Senhor em Apocalipse 6:17, após o arrebatamento da Igreja, e que elas também fazem parte da Ira, antes das Sete Taças da Ira de Deus. Isso também é possível, mas minha pergunta para eles é: por que então o Senhor pede aos anjos para selar os servos de nosso Deus, se os Santos não estarão aqui para receber a ira, Apocalipse 7:3. Como é que, após a ressurreição das duas Testemunhas, cujos dias de profecia são os mesmos 3 anos e meio de dias da Grande Tribulação, é quando é tocada a Sétima Trombeta? Apo 11:3, 7-15. E por que não há sinal dos Santos na Terra quando as Taças da Ira estão sendo derramadas sobre a terra?
Mas voltando à questão de quando será o Retorno do Senhor para arrebatar a Igreja e levá-la para o Céu.
Apo 7:10-17 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. 11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém! 13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? 14 Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da (ἐκ, ἐξ) grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 15 razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. 16 Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, 17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima;
No grego original, ἐκ, ἐξ é uma preposição primária que indica a origem (o ponto em que o movimento ou a ação prossegue), de, fora (de lugar, tempo ou causa; literal ou figurativamente; directa ou remota): de (entre, diante, para cima), etc. Em outras palavras eles saíram da grande tribulação não antes dela.
Como vemos em Apocalipse e em Daniel, o Anticristo fará guerra contra os santos, em Apo 6:9-17 Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. 10 Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11 Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.
Quando virá o julgamento? O próximo selo, o sexto selo, descreve os momentos imediatamente antes da vinda de nosso Senhor, semelhante a Mateus 24, pelo que este período poderia muito bem estar falando sobre o tempo da Grande Tribulação... Apo 6:12-17 Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, 13 as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes, 4 e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. 15 Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes 16 e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, 17 porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?
Luc 21:25-36… Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; 26 haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. 27 Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. 28 Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima. 29 Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores. 30 Quando começam a brotar, vendo-o, sabeis, por vós mesmos, que o verão está próximo. 31 Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o reino de Deus. 32 Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça. 33 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. 34 Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. 35 Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. 36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.
Bem, vejamos a lógica usada pelos postulantes da PRÉ-Tribulação. Da passagem dos versículos 34-36, deduzem que o Senhor está dizendo que, se viverem uma vida em santidade, Ele os arrebatará antes da tribulação. Mais uma vez, essa interpretação precisa de muitas suposições, a fim de torná-la significante e ignorar tudo o mais que o Senhor apenas lhes revelou. Lemos como nas passagens anteriores que explicam isso, aqueles que são dignos, os escolhidos serão reunidos (arrebatados) pelos anjos que nos levarão ao Céu (Mateus 24:31) na vinda do Senhor e serão libertados da grande Ira de Deus. Então e ali estaremos sem dúvida na presença física do Senhor, e seremos semelhantes a Ele é 1Jn 3:2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
Podemos nos perguntar ... E quem são os "dignos", os que são arrebatados? Pois todos aqueles que foram salvos pela graça de Deus e que ouviram a pregação da Palavra de Deus e creram que foram salvos pela fé na obra de Jesus Cristo na Cruz para nos redimir de todos os nossos pecados ... Aleluia! “Sermos considerados dignos” ... Jesus já nos tornou dignos por Sua vida, morte e ressurreição quando aceitamos seu senhorio em nossas vidas e o confessamos, de modo que agora somos a “Justiça de Deus em Cristo 2Co 5:21.
Aqui estão alguns outros exemplos da obra de Deus em nossas vidas. Os apóstolos foram considerados dignos pelo fato de receber perseguição, Atos 5:41… E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. Também por ter se submetido à vontade de Deus e aceitar as obras que Deus tem predestinadas para eles.
Agora em Mark 13:33: Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36-37... para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. 37 O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai! Daqui eles deduzem que, uma vez que não sabem quando Ele virá, deve ser em algum momento secreto. O que podemos ver é que o Senhor está nos alertando claramente; vamos vigiar, ou seja, viver atentos à Sua vinda (quando Ele voltar ou prontos para se formos a Ele, em caso de morte física) e vivendo em comunião com Deus, para que possamos desfrutá-Lo totalmente e ser uma bênção maior para aqueles ao nosso redor.
Luc 17:20-37… Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. 21 Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós. 22 A seguir, dirigiu-se aos discípulos: Virá o tempo em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. 23 E vos dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Não vades nem os sigais; 24 porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem. 25 Mas importa que primeiro ele padeça muitas coisas e seja rejeitado por esta geração. 26 Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: 27 comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; 29 mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. (esse dia chegará como um ladrão, sem ser esperado, no entanto, o mundo inteiro o verá. Se o mundo estiver em completa escuridão e de repente o céu estiver iluminado, adivinhe? O mundo inteiro o verá)…30Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. 31 Naquele dia, quem estiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e de igual modo quem estiver no campo não volte para trás. 32 Lembrai-vos da mulher de Ló. 33 Quem quiser preservar a sua vida perdê-la-á; e quem a perder de fato a salvará. 34 Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; 35 duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. 36 Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado. 37 Então, lhe perguntaram: Onde será isso, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.
Quando? Quando o Filho do Homem se manifeste, como vimos em Mateus 24:29-30 e em muitas outras referências que ilustram esse momento. É interessante lembrar a passagem do livro de Act 1:9-11… Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 10 E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.
Da mesma maneira que Ele foi levado, Ele virá, visível aos olhos. Apo 1:7… Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o trespassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente; Amém! Ele virá como um "ladrão", mas quando o fizer, o mundo inteiro O verá.
Outro verso usado pelos pré-tribulacionistas fora de contexto é Mat 24:40-42… Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
Eles dizem; você vê que um será arrebatado e o outro não, em uma "vinda secreta do Senhor". Mas se lemos a passagem em seu contexto completo, vemos que o Senhor em Mateus 24 ilustra o dia de Sua vinda nos céus com poder e grande glória, e depois olhando um pouco mais profundamente o assunto, Ele explica mais o que naquele dia. será como.
Mat 24:37-42… Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.
Sim, seremos arrebatados por seus anjos, conforme descrito no versículo Mateus 24:31 em sua vinda IMEDIATAMENTE APÓS a "tribulação daqueles dias"
Agora eles também usam a passagem de Apo 3:10 … Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Aqui, eles entendem que o Senhor os "arrebatará" para o céu antes da tribulação porque eles mantêm a Palavra de Sua paciência. Nesta passagem, o Senhor consolou a Igreja da Filadélfia por sua fidelidade, prometendo guarda-los da hora da provação. Agora, para entender que isso significa ser "arrebatado", é como uma "interpretação pessoal" se você quiser entender dessa maneira. Contudo, vemos como o Senhor guarda durante o tempo da Grande Tribulação o que pode ser entendido como parte da sua Igreja em Apo 12:11-17 Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. 12 Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta. 13 Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão; 14 e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. 15 Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. 16 A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca. 17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
Embora o texto não o indique em lugar algum, alguns postulantes da pré-tribulação insistem que aqueles que têm o testemunho de Jesus Cristo são os Judeus da nação actual de Israel, segundo a carne, que aparentemente se converterão instantaneamente por milagre e se tornam em testemunhas de Cristo os que guardam seu testemunho. Minha pergunta é: Quem são os que têm o testemunho de Jesus Cristo hoje? Não são os verdadeiros Cristãos? Como encaixar os Judeus da nação actual de Israel que são tudo menos Cristãos nesta passagem?
1Jn 2:23… Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.
Existem muitos outros versículos que falam do mesmo. Os pré-tribulacionistas interpretam que os judeus israelíes modernos talvez se tornem salvos como o apóstolo Paulo, uma luz ofuscante os faz cair e então o próprio Jesus lhes pede com voz audível que se arrependam. Bem, poderia ser, mas até o apóstolo Paulo passou vários anos após sua conversão antes de entrar em seu ministério como evangelista. Se você seguir essa interpretação, os judeus israelíes serão salvos pela graça um dia e novos evangelistas no dia seguinte. Isso não estaria fora da norma? O que vejo nas Escrituras é que o Senhor, antes de usar grandemente alguém, primeiro o faz passar por anos de preparação, em várias escolas, como humilhação, fragilidade, submissão, etc. 1Tim 3:6 não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. E quanto ao conhecimento de sua Palavra? Mesmo se supusermos que eles são "especialistas", no conhecimento das Escrituras do Antigo Testamento, quanto tempo eles levariam para estudar o Novo Testamento, que eles ainda não leram...? Eles seriam bebês espirituais sem conhecer as doutrinas de nosso Senhor.
E falando dos 144.000 Hebreus de Apocalipse 7 e 14, como a descrição deles revela, eles não são bebês espirituais, mas Super-Cristãos. Lemos no Apocalipse 14... Apo 14:1-4 Então, olhei e vi diante de mim o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e junto a Ele cento e quarenta e quatro mil, que ostentavam, escritos em suas frontes: o nome dele e de seu Pai. 2 Ouvi um som do céu, como o barulho de um temporal e o estrondo de um grande trovão. O som que ouvi era como de harpistas que tocavam suas harpas. 3 Entoavam um cântico novo, diante do trono e perante os quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. 4 Estes são os que não se macularam com mulheres, porque são virgens. São os que seguem ao Cordeiro aonde quer que vá. Foram comprados dentre todos os seres humanos e foram os primeiros a ser oferecidos a Deus e ao Cordeiro.
Estes 144 mil não só têm o nome do Pai e de Jesus nas frentes, como também seguem Jesus para onde quer que Ele vá. Como podem não ser totalmente Cristãos, tal como os primeiros milhares de judeus que acreditaram em Jesus e se tornaram Cristãos no livro dos Apóstolos na Bíblia. Imagino que estes 144 mil conhecem muito bem as Palavras de Jesus, ou não? Lembre-se de Jesus falando sobre Sua Palavra, aquele que guarda minhas Palavras... será verdadeiramente livre, meu Pai o amará; se eles guardarem meus mandamentos, o Consolador virá, aquele que ouvir minhas Palavras e as guardar é como quem edifica sobre a rocha, ... por que você me chama de Senhor e não obedece às minhas Palavras... como você obedeceria às palavras de Jesus se nem as conhece? Bem, há um grupo crescente de Judeus no Israel moderno que está se voltando para o Senhor e se tornando testemunhas de fogo na névoa da perseguição religiosa por outros judeus que não crêem, como era no passado. Talvez alguns dos 144.000 venham deles.
É possível que haverá uma grande conversão de Judeus, mas isso será após o retorno do Senhor, quando Ele vier em sua majestade para governar a Terra, mas então haverá muito mais pessoas de todas as diferentes nações vindo ao Senhor também, todos eles terão sofrido muito depois de passar pela Grande Tribulação e pela Ira de Deus, mas sendo parte daquelas pessoas que habitarão a Terra durante o milénio, elas se arrependerão e aceitarão Jesus como seu Senhor e serão bem-vindos como parte do Remanescente dos Filhos de Deus em Jerusalém, que será reconstruida e será a capital do mundo inteiro. Zacarias 12-14
Outra suposição daqueles da pré-tribulação é que, quando a Igreja é "arrebatada", as pessoas de certas igrejas, mas que não são realmente cristãos agora, serão repentinamente salvas e se tornarão os novos líderes da Igreja, juntamente com os novos Judeus convertidos. Mais essa suposição não vai bem com Mat 25:10-12 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. 11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! 12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
Por outro lado, não há uma só escritura que apoie essa ideia. Pensando um pouco, querendo ser resgatado deste mundo antes da Grande Tribulação não seria ruim, imagine: sair de pronto quando o mundo inteiro entra na sua hora mais difícil, de repente deixar todos os nossos problemas para trás e ir a desfrutar do Céu na presença do Senhor. Nada mal, no entanto, uma imagem mais Bíblica diz...
Jo 15:18-21… Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.
Jo 16:1-4… Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. 2 Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus. 3 Isto farão porque não conhecem o Pai, nem a mim. 4 Ora, estas coisas vos tenho dito para que, quando a hora chegar, vos recordeis de que eu vo-las disse. Não vo-las disse desde o princípio, porque eu estava convosco.
Na mensagem apocalíptica de nosso Senhor na versão de Lucas 21:12-19; … Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; 13 e isto vos acontecerá para que deis testemunho. 14 Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; 15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem. 16 E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós. De todos sereis odiados por causa do meu nome. 18 Contudo, não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
Mat 10:17-25… E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reís, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19 E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, 20 visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. 21 Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. 22 Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. 23 Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem. 24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?
Parece que preferimos acreditar que toda essa perseguição e sofrimento foram todos escritos apenas para os membros da Igreja Primitiva, mas que nós, a Igreja dos Últimos Dias, apenas teremos que desfrutar de todas as bênçãos e boa vida, mas e quanto a Filp 1:29… Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,
Tendo em vista esta perseguição vindoura, no entanto, deveríamos nos encher de coragem porque, Mat 5:10-12… Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
Ser perseguido nos levaria às fileiras dos “profetas”. 1Pe 4:13-14 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.
Você pode imaginar a frustração de alguns crentes, esperando que Jesus os arrebatasse e vendo os eventos profetizados nas Escrituras se desenrolando; o anticristo aparece, se revela como o líder da Nova Ordem Mundial, quebra uma aliança que ele fez com as nações, ele transforma a Jerusalém como capital de seu reino, afirma ser o Messias judeu profetizado no Antigo Testamento, ao seu lado há um poderoso falso profeta que exige que todos os habitantes do mundo adorem uma imagem que ele ordenou fazer da besta e coloca essa imagem à vista do mundo inteiro (TV e média), o homem do pecado se senta como si fosse Deus no templo em Jerusalém, exigindo adoração, que Jesus chamou: a Abominação de Desolação. Em seguida, consolida um novo sistema económico internacional e exige que os cidadãos do mundo o adorem e recebam um implante, uma marca 666 para poder comprar ou vender qualquer coisa no mundo, e Jesus nada que parece vir em seu socorro? Uau, que grande desespero, esse seria um momento especial em que muitos duvidaram de sua fé e talvez acreditem que o anticristo é Cristo, o Messias em verdade.
Mat 24:24-26… porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. 25 Vede que vo-lo tenho predito. 26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis.
Aqui Ele descreve como será a sua chegada 27… Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem. Quando um raio vem do leste para o oeste, todo mundo o vê, especialmente se o céu está escuro e a lua e o sol não dão sua luz, certo?
No entanto, o amor de Deus se manifesta mesmo no meio da grande tribulação, porque Deus protegerá sua Igreja, conforme lido em Apo 12:6 A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias. 13-16 Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão; 14 e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente. 15 Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio. 16 A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.
Tão semelhante a quando o Senhor tomou os Filhos de Israel e os protegeu no deserto por 40 anos, Ele o fará novamente com a Igreja, mesmo que alguns crentes permaneçam em todo o mundo como seus testemunhas. Mas ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. E ter que sofrer o martírio seria um favor que nosso perseguidor nos faria, pois aumentaria nossa recompensa celestial.
Apo 12:17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.
Amor em Jesus… Alejandro ... Bênçãos ...
Se essas linhas foram uma bênção, não hesite em compartilhá-las com seus contatos. Hoje é o dia, amanhã pode ser tarde. Jo 9:4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Além disso, como você deve ter notado, todo nosso material está à sua disposição gratuitamente. Se o Senhor te inspira a dar uma doação para nos ajudar a continuar a compartilhar a Palavra de Deus com o mundo, em nossa página inicial poderás encontrar a nossa conta do Pay Pal, ficaremos eternamente gratos... Bênçãos no Nome de Jesus..!!!
Comments