Janeiro 2020
Amados Irmãos, Irmãs e Amigos,
Nosso Deus é tão grande e maravilhoso que, como vocês podem imaginar, passaremos a eternidade aprendendo tudo o que podamos sobre Ele. Quando Jesus disse: quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mat 7:11 Ele estava nos revelando sobre a natureza de seu Pai celestial, de quem estava completamente apaixonado e a quem também estava sujeito. Estas são algumas das coisas que Jesus revelou sobre seu Pai, nosso Pai. Como algumas vezes eu já recomendei, deixe que o Espírito dentro de si o guie através da Sua palavra, o que os pregadores dizem ter pouco valor, a menos que eles se apeguem completamente à Palavra de Deus, mas se a Palavra diz algo, DEUS O DIZ! Somente no livro de João, há mais de 100 versículos que falam de Deus Pai. Aqui, vou compartilhar apenas alguns para ilustrar meu argumento.
1:18 Ninguém jamais viu a Deus. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, ESSE O DEU A CONHECER.
3:35 O Pai ama ao Filho, e todas as coisas tem confiado às suas mãos.
5:19-23 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento; para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
30: Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
5:36-37 Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim.
6:39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. 6:44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
8:18 Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim.
8:29 E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado.
10:30 Eu e o Pai somos um. 10:37-38 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.
12:28 Pai, glorifica o teu nome. Veio, então, do céu esta voz: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
14:9-12 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras.
Ao ler essas passagens em oração, vocês perceberam que não houve maior amor e união do que o Pai Celestial Deus e Jesus. Entre muitas das grandes revelações que podemos ver nessas passagens, podemos listar entre outras que: O Pai Deus enviou Jesus, mas Ele não o enviou sozinho, mas que o próprio Yahweh estava em Jesus, que as palavras que Jesus falou eram as que o Pai falava através Dele, o Pai fez todos os milagres que Jesus fez e Jesus confessou que Ele não poderia fazer nada sem o Pai, e os milagres que Jesus fez foram prova de que Deus estava com Ele, e Jesus e o Pai são um só. No Antigo Testamento, os israelitas mal conheciam a Yahweh, praticamente apenas sabiam que ele era o único Deus e tinham seus mandamentos que a grande maioria não guardavam e nunca chamavam a Yahweh de Pai. Só os homens mais achegados a Deus conheciam algo do carácter e a natureza de Deus. Jesus veio nos revelar quem é Yahweh Deus, nosso Pai Celestial. Aleluia!
Para mim, é GRANDIOSO o que Jesus também revela sobre nosso relacionamento com o Pai, ou como deveria ser, se crermos nas Palavras de Deus por meio de Jesus e de seus apóstolos.
14:16-17 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. (¡Uau!)
Em outras palavras, o mesmo Espírito que estava em Jesus viria aos discípulos. É fácil pensar: bem, Jesus estava se referindo a seus discípulos que estavam ali com Ele, mas à medida que a última ceia avança, Jesus continua a revelar fatos mais surpreendentes sobre aqueles que crerão nele.
15:7-8 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. (É lógico pensar que o Pai deseja que todos os seus filhos e filhas tenham frutos... Quantos frutos? MUITOS FRUTOS! Porque nisto Ele é glorificado)
15:9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. (E isso é muito e grande amor)
Jesus nos apresenta a maneira para orar agora sob a Nova Aliança. Durante a Última Ceia, Jesus nos garantiu 6 vezes que receberemos do Pai o que pedimos em seu nome. Por exemplo 15:16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Em outras palavras, a única maneira de chegar ate o Pai é através de Jesus, isso elimina todos os outros tipos de oração a Deus, que não sejam dirigidos ao Pai em nome de Jesus, pois não há outra maneira que tenha o respaldo de Deus. É como dizer, tudo bem Deus, eu sei que sua Palavra diz que devemos orar ao Pai em nome de Jesus, mas eu inventei um método de oração melhor que o seu, aja, afinal eu sou tão religioso. Pensa que Deus responde a isso? Não importa quanto tempo seja que dure o rosário ou milhares de outras orações a diferentes santos e virgens, isso não adianta para nada com Deus.
14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se Jesus é o caminho, e nós caminhamos por Ele, quem pensa que vamos encontrar quando o atravessarmos? ... Ao Pai Amado, a Ele é quem Jesus nos leva quando oramos em seu nome e quando finalmente furemos embora deste mundo ao Pai em Alma e Espírito. 16:26-27 Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai; pois o Pai mesmo vos ama; visto que vós me amastes e crestes que eu saí de Deus.
Mas depois, na oração mais surpreendente registada em toda a Bíblia, João 17, é isso que Jesus revela quando orou ao Pai.
17: Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. Esta é uma oração e revelação surpreendentes. Somos um com Jesus e o Pai, com a mesma glória que nosso Pai Celestial deu a Jesus e a mesma unção.
A razão pela qual isso não se torna realidade na vida de muitos Cristãos é simplesmente porque lhes falta a coisa mais importante, e é que temos que acreditar no que Jesus disse. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. Heb 11:6 Se você não acredita, não vai funcionar para você.
14:11-13 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras; Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.
Podemos dizer que cremos em Jesus, mesmo quando não cremos no que Ele disse? A resposta é não! É preciso acreditar que o que Jesus disse é VERDADEIRO! Afinal, Ele disse que Ele é a verdade! Imagine que estamos conversando e você não acredita no que estou dizendo, mesmo que não diga nada, você acredita que eu minto. Ou também podemos pensar, bem... Jesus estava falando em parábolas... Mat 13:10-12 E chegando-se a ele os discípulos, perguntaram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Na passagem de Mateus 13, quando Jesus esta a falar de aquele que tem, Ele esta a dizer daquele que tem conhecimento da Verdade. Se você tem a Verdade, e a utiliza, e acredita nela, receberá mais Verdade. Eu tenho refletido e meditado muito sobre essas passagens das Escrituras nos últimos anos e algo maravilhoso esta a acontecer comigo. Comecei a ter um relacionamento especial com meu Pai Celestial que não me lembro de ter tido antes. Eu tenho servido ao Senhor há muitos anos, mais a nossa relação esta a melhorar cada vez mais com o tempo. Como você saberá, tudo é graças ao grande sacrifício que Jesus apresentou perante o Tabernáculo do Céu, deixando-se imolar na Cruz de maneira tão dolorosa. Graças ao amor de Deus por nos dar o seu Filho Unigénito! Esta ideia de desfrutar de um relacionamento pessoal de Filho-Pai, Pai-Filho com o próprio Yáhweh não é algo amplamente falado nos círculos cristãos. Bem, digo-lhes que eu tenho-me sentido mais amado do que nunca em toda a minha vida e sinto que estou apenas começando a conhecer melhor este grande amor. Estou começando a ouvir o Espírito que me fala de maneiras novas e maravilhosas que continuo descobrindo todos os dias. Não duvido que muitos pensem que estou ficando cada vez mais louco com o tempo. Mas para mim, o que conta é o que Deus pensa. A partir de agora, não há limite para onde Deus quer me levar, pois para Ele não há limites. Eu sei que a maioria das pessoas não acreditam, a menos que vejam sinais e milagres, mesmo nos dias de Jesus aqui na Terra, muitos não acreditaram nele, apesar dos sinais e maravilhas que Ele fez. Jn 12:37 E, embora tivesse feito tantos milagres na sua presença, não creram nele,
Então, quaisquer que sejam suas metas ou objetivos nesta vida, você não prefere fazer as obras que Deus ordenou antes de você nascer, em vez de seguir seus próprios planos? Efe 2: 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Que tipo de obras você pensa que Yáhweh ordenou antes da criação para que nos andaremos nelas? Efe 1:4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
Qualquer pessoa inteligente saberia, sem dúvida, que os planos de Deus para nossas vidas excedem qualquer plano que possa nos ocorrer comparado aos de Deus.
Mar 8:35-37 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?
Eu o vejo como: se eu realmente quero algo, então o coloco nas mãos do Senhor, se Ele sabe que é bom para mim, Ele sem dúvida o dará para mim e, caso contrário, por que eu o desejaria? Lc 14:26 Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Portanto, se vocês se entregarem a essa relação de amor com o Pai e se deixam levar completamente por seu Amor, preparem-se porque suas vidas mudarão radicalmente.
2Co 3:17-18 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdadeE todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.
1Jn 4:16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
Uma maravilhosa promessa de Jesus … Jo 12:26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.
Amor en Jesus… Alejandro
Comments