Em tudo o que fazemos, devemos procurar o nosso melhor exemplo, e é claro que estou falando de Jesus. Ultimamente, embora eu tenho pensado muito sobre esta passagem... Jn 14:10 Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Em outras palavras, Deus Pai fez as obras através de Jesus, então eu acho que esse é o melhor exemplo a seguir, deixar de lado nossos esforços pessoais e permitir que seja o Espírito de Deus quem opere através de nós.
Então Jesus começou seu ministério com 40 dias de jejum. Mat 4:1-2 De certa forma, Ele jejuou por nós, como as outras grandes coisas que Ele fez por nós, fomos batizados com Ele, morremos e ressuscitamos dos mortos com Ele, etc. Rom 6:4,6,8, Col 2:12-13,
Mar 2:18-20 Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Vieram alguns e lhe perguntaram: Por que motivo jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que estiver presente o noivo, não podem jejuar. Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo; e, nesse tempo, jejuarão.
Jesus jejuou e disse que nós, seus discípulos, jejuaremos, no entanto, Ele diz que seus discípulos fariam isso quando o noivo for tirado deles. Bem, podemos nos alegrar porque o noivo vive dentro de nós agora. Ponto interessante para pensar um pouco.
É interessante notar que não há exortação ao jejum em nenhuma das cartas dos apóstolos em todo o Novo Testamento. Também podemos intuir que o jejum está sempre ligado à oração.
Quando queremos nos dedicar totalmente à oração, prestar mais atenção ao Espírito de Deus, jejuamos, porque o tempo envolvido em tudo que passamos cozinhando, comendo e limpando depois, dedicamos toda nossa atenção inteiramente a Ele.
O jejum também serve para nos disciplinar, pois lembramos ao nosso corpo físico que o nosso eu, o Espírito, é quem governa nosso ser e que, embora o corpo nos faça saber que quer comer em voz alta, nós decidimos não comer e ponto final.
Rom 8:11-14 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Essa passagem ilustra para nós, que pelo Espírito, mortificamos os feitos do corpo.
Portanto, o jejum, além de ser recomendado para nos ajudar a desintoxicar nossos corpos físicos, quando praticado com certa regularidade, o que é importante para nós com o jejum é dedicar mais tempo a Deus, à Sua Palavra, à oração e à meditação.
Encontramos no livro de Atos 13 que os discípulos estavam jejuando e orando quando receberam uma ordem do Espírito para enviar Paulo e Barnabé ao campo missionário.
Act 13:2-3 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
O jejum não se refere apenas a não comer, mas também a nos afastarmos de qualquer atividade que nos impeça de ter comunhão com Deus, seja ler livros, revistas, ouvir rádio, assistir televisão, filmes e outras coisas do mundo.
E jejuar... por quanto tempo? Enquanto o Espírito de Deus em nós nos inspirar a fazê-lo. Separar um dia da semana para jejuar pode ser um hábito muito bom, mas sempre que seja guiado pelo Senhor.
Quanto ao jejum falando de alimentos, às vezes podemos, dependendo do nosso estado físico, jejuar de alimentos sólidos e apenas beber agua, o so líquidos, é claro, o jejum sempre exclui bebidas alcoólicas.
Podemos jejuar pessoalmente, mas às vezes é bom poder jejuar com um amigo, o em família ou com sua comunidade. É bom que as crianças participem depois dos 12 anos de idade, se elas quiserem, e podem tomar líquidos, sucos, batidos, etc.
O que não fazer quando estiver em jejum.
Mat 6:16-18 Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Devemos cuidar da nossa "carne", ou seja, do nosso ego, porque ele pode facilmente nos fazer pensar no quão bons e sacrificados somos, e que é graças aos nossos esforços e obras pessoais que nos aproximamos de Deus, ou que somos melhores que os outros, ou que conquistamos certos direitos diante de Deus através do nosso jejum, assim como poderíamos fazer com qualquer outra "boa obra". É aí que caímos na "religiosidade" e facilmente em nossa própria justiça, e esse tipo de conduta, esse tipo de comportamento é o que Deus menos gosta de seus Filhos.
O importante é estar sempre ciente de que é o Espírito de Deus em nós que nos motiva a fazer as obras de Deus, portanto toda a glória é de Deus, e que nos temos o poder de fazer essas obras, porque já estamos em Deus, e não que as obras nos aproximem de Deus.
Rom 8:5-8 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Muitas pessoas pensam que as inclinações da carne têm a ver principalmente com a luxúria, mas a inclinação mais forte da carne é a de ser admirada por seus próprios méritos, não pelos de Deus.
É por isso que as pessoas que não nasceram de novo por meio de um encontro pessoal con Jesus, mas praticam alguma religião incluindo as cristãs, se deixam levar pela inclinação da carne e tornam auto-justas e começam a condenar as outras, porque acreditam que são melhores que os demais, porque por meio de sua força de vontade, conseguem dominar seus impulsos carnais, e isso em vez de aproximá-los de Deus, apenas os aproxima de seu próprio ego. Agora, quando entendemos que tudo o que somos e temos nos foi dado pela graça, ou seja, "de graça", não podemos nos vangloriar de nada, mas reconhecer humildemente que devemos tudo a Deus e então ajudar os outros a ver o que poderiam ter se eles vierem a Deus, e deixar que seja Ele que os transforme e atue a traves de eles.
Há pessoas que pensam que se passarem algum tempo jejuando, Deus terá que responder mais às suas orações por causa do seu sacrifício pessoal o por sua dedicação. Amigos, isso se chama religião, as nossas boas obras não agradam a Deus, a única coisa que move a Mão de Deus é a fé que temos em Suas promessas por causa do sacrifício de Jesus na Cruz em nosso favor. É o que Jesus fez na cruz o que nos torna justos e nada que tenhamos feito ou possamos fazer.
2Cor 5:21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.
E um último pensamento... Isa 58:1-11 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados. 2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos; como se fossem um povo que praticasse a justiça e não tivesse abandonado a ordenança do seu Deus, pedem-me juízos retos, têm prazer em se chegar a Deus!, 3 Por que temos nós jejuado, dizem eles, e tu não atentas para isso? por que temos afligido as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais, prosseguis nas vossas empresas, e exigis que se façam todos os vossos trabalhos. 4 Eis que para contendas e rixas jejuais, e para ferirdes com punho iníquo! Jejuando vós assim como hoje, a vossa voz não se fara ouvir no alto. 5 Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? 6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. 9 Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10 e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. 11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.
Essa ali é a melhor definição de "jejum" na Bíblia. Em outras palavras, gaste tempo ajudando aqueles que precisam de ajuda ao seu redor, esse é o melhor jejum que podemos fazer.
Medite nesse trecho e verá que o mais importante é o amor aos necessitados.
Bênçãos... Alejandro
Se essas linhas foram uma bênção, não hesite em compartilhá-las com seus contatos. Hoje é o dia, amanhã pode ser tarde. Jo 9:4 Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.
Além disso, como você deve ter notado, todo nosso material está à sua disposição gratuitamente. Se o Senhor te inspira a dar uma doação para nos ajudar a continuar a compartilhar a Palavra de Deus com o mundo, em nossa página inicial poderás encontrar a nossa conta do Pay Pal.
É bom ter em mente que tudo aquilo que damos para ajudar a espalhar o Evangelho se transforma em um investimento no Reino dos Céus, o que traz recompensas eternas, e nós estaremos eternamente gratos... Obrigado! Bênçãos no Nome de Jesus..!!!
Comments